Emerson

cuidado

sábado, 30 de abril de 2011

Família







O que é família?

No dicionário encontramos a seguinte definição:

A - Todas as pessoas do mesmo sangue, como filhos, irmãos, sobrinhos etc.

B - Grupo de seres ou coisas que apresentam características comuns: família espiritual.

Como podemos ver, até no dicionário a definição é confusa, por que não é necessário que tenhamos o mesmo sangue, e sim pensamentos iguais. Um exemplo disso é como os Cristãos se cumprimentam, chamando-os de irmãos. 

Mas o foco do debate será uma família tradicional, pois deste modelo todos nós participamos.

As famílias em sua maioria são constituídas por pais, filhos e irmãos. Alguns dizem que é o melhor ambiente para se estar. Porém isso não é uma regra, já que existem algumas que por algum interesse acabam se degalfinhando afim de que cada um defenda o seu.

Mas vamos pular essa parte, vamos falar sobre a estrutura familiar.

Eu não sei quem é o autor da frase “família é à base de tudo”, mas o cara estava inspirado, nunca uma frase resumiu tão bem uma coisa que é fato.

Mesmo com a ajuda da educação fornecida pelo governo através de creches e escolas, é na família onde o individuo vai encontrar a sua base para formar o seu caráter. Os pais são os principais responsáveis por ensinar seus filhos o “certo e o errado”, isso conforme a moral e ética estabelecida por nossa sociedade. Porém a coisa não é tão fácil assim, infelizmente o caráter do individuo é formado conforme a sua concepção de vida, e muitas vezes ninguém pode interferir nisso.

 Os filhos normalmente crescem tendo os pais como espelho, existe até uma musica do Cantor Diogo Nogueira que diz: “O meu medo maior é o espelho se quebrar”.  Mas o que fazer quando o espelho quebrar? Ou o que fazer quando os nossos pais se forem?

Eu não sei se você que é filho já passou por essa situação... Mas uma coisa é certa, pela ordem natural das coisas, isso vai acontecer, portanto valorize a cada segundo o seu espelho. Agora se você como eu, já perdeu um dos seus pais, sabe a falta que essa pessoa faz.

Muitos passam por esse momento extremamente conformados, porém para algumas pessoas a dor é maior. Talvez pela proximidade e da rotina do dia a dia que vai ser alterada, ou infelizmente por ver que poderia ter feito algo que não fez.

Quando uma pessoa da família se vai, toda a estrutura é abalada, o vazio que a falta do membro trás faz com o que toda a rotina seja alterada.

Valorize a vida, viver intensamente não significa fazer loucuras, mas sim, aproveitar todo o seu tempo para coisas que fazem bem, principalmente a sua família.

Opinem

Emerson Nery

Um comentário:

  1. Eh Isso mesmo irmão...Familia é a base de tudo!!!__Sem ela não somos nada...
    Beijos

    ResponderExcluir